ADOÇÃO DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO


VOCÊ ADOTARIA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?





VOTE: VOTE OU ENVIE SUA OPINIÃO PARA O NOSSO E-MAIL: adotejaboatao@gmail.com

domingo, 5 de junho de 2011

POSSE RESPONSÁVEL E SAIBA COMO EVITAR A RAIVA ANIMAL E HUMANA

  1. Antes de criar um cão, gato, ou equino(cavalo), ou bovinos, além de caprinos e ovinos, tenha a certeza de que antes de tudo você gosta de animais, mesmo aqueles que irão ajudá-lo no sustento familiar;
  2. NÃO ADOTE UM ANIMAL CASO ALGUM MEMBRO DE SUA FAMÍLIA SEJA ALÉRGICO OU FOR PORTADOR DE ENFERMIDADES QUE DIMINUEM O SISTEMA DE DEFESA DO ORGANISMO;
  3. TAMBÉM NÃO ADOTE UM ANIMAL SEM ANTES VOCÊ JUNTAMENTE COM TODOS OS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA ESTEJAM DE COMUM ACORDO; 
  4. Sempre mantenha as vacinas em dia, principalmente a da Raiva;
  5. Controle a saúde do seu animal, levando-o periodicamente à um Médico Veterinário. Não leve, ou entre em contato com o profissional apenas quando quando ele estiver doente. A prevenção ainda é a melhor atitude a ser tomada, não apenas na questão da saúde humana, como também na do animal;
  6. O ANIMAL DEVE TER UM LUGAR SÓ PARA ELE QUE ESTEJA SEMPRE LIMPO COM ÁGUA E COMIDA DISPONÍVEIS;
  7. NÃO PERMITA QUE SEU ANIMAL SAIA DE CASA SEM A SUA COMPANHIA COM A COLEIRA E FOCINHEIRA NO CASO DE CÃES SABIDADEMENTE TENDENCIOSOS À AGRESSÃO;
  8. Evite criar animais silvestres, tipo sagüi, macaco-prego, pois além de poderem transmitir a Raiva, eles são protegidos pela Lei Ambiental no qual proíbe a criação deles. Caso algum deles apareça, chame o IBAMA;
  9. Caso sua residência seja invadida por morcegos, NÃO tente pegá-los e mantenha as CRIANÇAS AFASTADAS, caso o animal esteja apresentando vôos sem coordenação, se debatendo no chão. É sinal de que eles já estão doentes.Algumas espécies são o reservatório do vírus da Raiva. Se estiverem já caídos no chão, coloque apenas alguma vasilha sobre ele e entre IMEDIATAMENTE, em contato conosco. Somente profissionais habilitados devem recolhê-los. NÃO TENTE PEGÁ-LO. Os nossos telefones são:(81) 33795784 ou 33795694.  
  10. CASO VOCÊ SEJA AGREDIDO POR UM CÃO OU GATO, MANTENHA-O EM OBSERVAÇÃO POR 10 DIAS(ESSE PERÍODO DE OBSERVAÇÃO É SÓ PARA CÃES E GATOS). CONTINUE FORNECENDO ÁGUA E COMIDA EM UM LOCAL ONDE VOCÊ POSSA OBSERVÁ-LO E VÁ IMEDITAMENTE À UM POSTO DE SAÚDE;
  11. PARA AS DEMAIS ESPÉCIES, PROCURE IMEDIATAMENTE UM POSTO DE SAÚDE; 
  12. SEMPRE COMPAREÇA AO POSTO DE SAÚDE NAS DATAS QUE ESTÃO NO SEU CARTÃO DE VACINAÇÃO;
  13. JAMAIS ABANDONE O TRATAMENTO, POIS VOCÊ COLOCARÁ SUA VIDA EM RISCO IMINENTE DE MORTE;
  14. MANTENHA SEMPRE O SEU CARTÃO DE VACINAÇÃO EM UM LOCAL QUE VOCÊ SEMPRE VAI SABER ONDE ENCONTRÁ-LO, OU SEJA, NUNCA PERCA SEU CARTÃO. ELE SERÁ SEU COMPROVANTE FORMAL PERANTE A UNIDADE DE SAÚDE OU AO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.   
         Grupo Técnico da Raiva.

sábado, 4 de junho de 2011

CLÍNICA VETERINÁRIA

O Centro de Vigilância Ambiental em Saúde também conta com uma Equipe Técnica de atendimento clínico ao seu animal.

POEMA

OS ANIMAIS

Eles habitam toda a face dessa Terra
Ofertando seus valores e prestezas,
Não reclamam da vida, nunca erram,
Fazem parte das forças da natureza!

Se cometem uma morte alguma vez,
É por conta da lei da sobrevivência:
Não existe aí nenhuma insensatez,
Pois não têm o dom da consciência.

Sua vida é dedicada à humanidade,
Mas o homem não percebe, é demais,
Não querer entender essa bondade!

Sendo parte desse reino, ainda mais,
Usa a única diferença pra maldade,
Ao invés de aprender com os animais!

Autor: José Rosendo
sitedepoesias.com/poesias/26461

quarta-feira, 1 de junho de 2011

LIÇÃO DE MORAL QUE OS ANIMAIS NOS DÃO

Fale conosco

Qualquer dúvida sobre a adoção animal, escreva para o nosso e-mail:adotejaboatao@gmail.com

DENUNCIE MAUS TRATOS

Caso você observe que existem animais sendo maus tratados, fale conosco através do nosso e-mail:adotejaboatao@gmail.com ou entre em contato com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente(DEPMA).Telefones:(81) 3303-5111/3303-5118

QUEM ME ABANDONOU TEVE QUALQUER JUSTIFICATIVA, MAS QUEM ME ADOTA TEM VOCAÇÃO PARA AMAR

Quem gosta de animais e tem a consciência da posse responsável, jamais os abandona.

debatepublico.com

ZOONOSES: É IMPORTANTE CONHECER PARA MELHOR CUIDAR DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Zoonoses
Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem e vice-versa.
Entre as mais importantes podemos citar:
1)Toxoplasmose
     A infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii. Os felídeos são o hospedeiro definitivo. 
 Os gatos se tornam infectados após a ingestão de animais caçados, ou de carne crua. Após a infecção, os gatos excretam os oocistos em suas fezes durante uma ou duas semanas, e podem sobreviver no ambiente por diversos meses. Portanto, você sempre deve adotar hábitos de higiene, como lavar bem as mãos. A maior fonte de infecção humana, ocorre através da ingestão de carne mal passada e verduras mal lavadas (Veterinary Technician, September,1992). 
     A infecção geralmente produz moléstia clínica em pessoas com deficiência no sistema imune. A infecção congênita do feto humano ocorre através da transmissão placentária, que pode levar a uma grave moléstia por ocasião do nascimento, e à problemas oculares,no decorrer da vida do indivíduo.
Para prevenir a infecção por Toxoplasma:
Só coma carne bem passada;
Não alimente o seu gato com carne crua;
Lave bem as mãos após limpar a caixa sanitária do seu gato;
Limpa a caixa sanitária do seu gato todos os dias;
Use luvas de borracha se você mexe com terra e plantas.
2)Campilobacteriose e salmonelose
 
   As bactérias que provocam essas doenças, abrigam-se no intestino dos gatos, por isso, os proprietários devem ter cuidado ao manipular as fezes, principalmente aquelas com diarréia, usando sempre luvas.
3)Dermatomicose
 
    A transmissão direta de Microsporum canis de cães e gatos de fato ocorre, após a manipulação de cão ou gato infectado, e a não permitir que crianças brinquem com os animais, até o término do tratamento do animal.
4)Esporotricose
   
Doença cutânea e linfática, causada pelo Sporothrix schenckii.
Cães, gatos, e seres humanos são suceptíveis à doença, que geralmente está associada a feridas traumáticas, penetrantes. Gatos com esporotricose devem ser manipulados com luvas, até que sejam curados.


5)Raiva
   A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais silvestres são reservatório primário para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.
6)Larva migrans cutânea (bicho geográfico)
    A larva migrans cutânea é encontrada por toda parte onde se encontrem cães e/ou gatos infectados com ancilostomídeos. O problema é mais frequente em praias e em terrenos arenosos, onde esses animais poluem e meio com suas fezes. Em muitos lugares, são os gatos as principais fontes de infecção. O hábito de enterrar os excrementos, tão característico desses animais, e a preferência por fazê-lo em lugares com areia, favorecem a eclosão dos ovos e o desenvolvimento das larvas. As crianças contaminam-se ao brincar em depósitos de areia para construção, ou nos tanques de areia dos locais destinados à sua recreação.









PENSAMENTO


Se quizer aprender a amar, comece pelos animais; eles são mais sensíveis.(George Gurdjieff)

DESMISTIFICANDO AS AÇÕES DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE-SINVAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE



         A atuação do Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde nas políticas públicas de saúde no país, é relativamente recente. Os conceitos e valores têm sido revistos como consequência da crise ambiental global, colocando em foco a interação: homem e ambiente. Diante deste contexto, a definição de saúde passou a ter atributos mais amplos, focando não apenas a doença, mas o que ocorre com a interação da sociedade com o seu ambiente.
        A falta de saneamento básico, o desmatamento florestal, o conceito que o ser humano tem de que animais de estimação ou de produção e coisas serem termos equivalentes e tudo o mais que possa refletir na saúde ambiental, são um dos pressupostos que fizeram ressurgir agravos até então considerados erradicados.
        As políticas de saúde passaram então a adotar o controle daqueles, através da criação de Centros de Vigilância Ambiental em Saúde no qual a sociedade está inserida. Sua função repercute numa atividade de proteção ao solo, água, ar, proteção à saúde do ser humano, além da proteção dos animais, sejam de estimação ou de produção e, claro o controle das zoonoses. Tal controle tem sido confundido por muitos através do qual, com ideias equivocadas que, para controlar uma zoonose, como por exemplo a Raiva, faz-se necessário eliminar animais errantes, abandonados por seus próprios proprietários, ou muitas vezes perdidos, bem como eliminar por completo populações de quirópteros(morcegos), sem perceberem no grave desequilíbrio ecológico que surge como consequência.
         A nossa meta é sensibilizar a população à uma posse responsável com parcerias diversas e ajudá-la de maneira mais eficaz no controle das zoonoses, sem a necessidade de eutanasiar animais  sadios, salvo os comprovadamente diagnosticados com aquelas que prejudiquem a saúde da população, como a Raiva, a Leishmaniose, Mormo, Brucelose, entre outras.
         Portanto, os Centros de Vigilância Ambiental em Saúde solicitam e estabelecem parcerias com Centros de Pesquisa, Universidades e, principalmente as ONG’s, estas devido à sua maior proximidade com a sociedade, graças à mídia.
         O nosso Projeto Leva Eu através do blog, criado por técnicos da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, segue adiante criando vínculos permanentes com a sociedade jaboatonense.
Rodriga Zovcka Diretora do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura MunicipaL de Jaboatão dos Guararapes
Sydia Araujo
Médica Veterinária do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde 
           

Você sabia que o gato tem gripe?